Instagram

Bagel


Apesar de pouco conhecido aqui no Brasil, o bagel é um dos pães mais consumidos no mundo. Originário do leste europeu, ele se popularizou no final do século 19, após o seu ingresso nos Estados Unidos pelos imigrantes judeus.
O seu sucesso nos Estados Unidos é tão grande que ele está para os norte americanos assim como o pão francês (pão de sal ou cacetinho, dependendo da região) está para nós brasileiros. Todo café da manhã típico da terra do Tio Sam tem que ter bagels acompanhados de cream cheese.
O bagel é um pão feito a base de farinha de trigo fermentada, apresentado em formato de rosca. Ele tem um preparo todo especial, logo que a sua massa deve ser cozida em água fervente antes de ser assada. Isso garante uma textura densa e diferenciada, além de um sabor todo especial. 
Devido ao seu formato, muitas pessoas confundem o bagel com o donut, porém eles são completamente diferentes. Os donuts possuem uma receita diversa e são fritos antes de servidos.


Existem diversos sabores de bagels, doces e salgados. O plain bagel é a sua versão tradicional, salgada, sem qualquer outro ingrediente extra. Os demais bagels salgados normalmente têm grãos acrescentados em suas receitas, como gergelim e sementes de papoula. Já as versões doces mais comuns são as de canela e passas, laranja e limão.
Além de gostosos, os bagels são super práticos. Eles normalmente apresentam um corte horizontal, o que facilita bastante na hora de abri-los para serem levados à chapa ou fazer um sanduíche.
A marca norte americana mais famosa de bagels industrializados é a Thoma's. Ela possui uma imensa variedade de sabores. Aqui no Brasil contamos com os bagels industrializados da Wickbold. Algumas padarias e lojas especializadas também já produzem e vendem esta delícia. Se você não conhece esse pão, não tem ideia do que está perdendo!

Comentários

Postagens mais visitadas