Instagram

Sorvete sólido (liofilizado)


Há dois anos recebi um presente de viagem de uma pessoa muito especial. Ganhei dois sorvetes sólidos Astronaut, sabores napolitano e menta. Na verdade, os mesmos consistiam em uma porção de sorvete liofilizado.
O processo de liofilização consiste na remoção da água do alimento, objetivando a sua preservação e redução de peso. Os alimentos são congelados a uma temperatura média de -40ºC e toda a água é extraída por sublimação (mudança do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido).
Segundo as informações da embalagem, esse tipo de alimento foi desenvolvido pela empresa Whirlpool Corporation sob contrato com a NASA para as missões espaciais Apollo. Ou seja, trata-se de uma verdadeira comida de astronauta!
Os sorvetes não necessitam de refrigeração e devem ser guardados longe de umidade.
Pois bem, você deve estar imaginando agora qual é o gosto e a sensação de comer um sorvete desses? Eu respondo: "Ruim!".
Calma, não precisa se preocupar com a pessoa que me deu o presente pois a opinião dela foi a mesma.  O que valeu foi a intenção!
Primeiramente, a consistência do sorvete é bem estranha. Trata-se de um bloco sólido poroso que lembra muito um suspiro de padaria. Com relação ao sabor, muito embora possua o gosto do sorvete indicado na embalagem, napolitano/menta, o mesmo é extremamente doce e enjoado.


Bem verdade, o grande problema é que esse tipo de alimento não apresenta as principais características do sorvete: cremosidade e refrescância.
Embora a experiência de consumir um alimento desenvolvido para astronautas seja bem interessante, ainda prefiro o nosso bom e velho sorvete tradicional!
Esses sorvetes são encontrados em diversos museus e aeroportos americanos pelo preço médio de US$ 5,00. Ainda não os vi aqui no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas